Eu, Natan Di França, entrevistei Márcia de Lima de 37 anos no dia 8 de outubro. Nascida na capital Rio Branco, reside no bairro João Eduardo com sua mãe e seus dois filhos. Trabalha informalmente como vendedora, e como muitas mulheres no Acre, dedica-se a vida doméstica.

Covid-19. Maternidade. Vendedora. Viver um dia de cada vez. 

Márcia relatou que sua relação com a maternidade sempre foi excelente. Ainda que não tenha planejado, ser mãe sempre foi uma tarefa que desempenhou com amor. Em sua casa, recebe ajuda de sua filha mais velha para os trabalhos domésticos. Relatou que em um primeiro momento encarou a pandemia como algo temporário. Achava que o novo coronavírus não chegaria sequer à cidade, sendo surpreendida com as medidas de quarentena e isolamento social. Em suas palavras: “devemos aceitar que o uso de máscaras e álcool em gel fazem parte de nossas rotinas”.

Sua vivência na pandemia não vem sendo fácil. Márcia relatou que a rotina de limpeza e higiene contra o vírus é cansativa. Todas as vezes que sai de casa, ao retornar, toma banho inúmeras vezes por medo de contaminação. Relatou que a situação lhe causa várias neuras, tendo em vista que perdeu diversos amigos e entes queridos. 

Durante a pandemia seu filho mais novo apresentou várias crises respiratórias e problemas pulmonares. Não soube dizer ao certo se foram causas pelo novo coronavírus, contudo, buscou ter todos os cuidados com a criança através de remédios caseiros e o uso de nebulizador. Diz que o filho apresentou dificuldade de socialização depois do isolamento. A criança tornou-se menos comunicativa e falante, mesmo em ambientes com outras crianças de sua idade.

Quando questionada sobre suas expectativas para o futuro Márcia confessa que não possui planos. Ela diz que a pandemia lhe ensinou a viver um dia de cada vez: “A pandemia ensinou ao pobre e ao rico o valor de um abraço. Que o dinheiro, o carro, a casa boa, no meio de tudo isso não serve de nada. Devemos aproveitar o hoje. Viver no presente” concluiu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *